Postagem Recente

PF 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Caixa Econômica: concursos podem ter vagas imediatas


Caixa Econômica: concursos podem ter vagas imediatas


Concurso Caixa

Com a decisão liminar do Ministério Público do Trabalho - DF, novo concurso da Caixa permanece sem previsão.


A Caixa Econômica Federal ainda não tem previsão oficial de abertura de um novoconcurso, tanto em 2016 quanto em 2017. Com a divulgação da portaria que trata do limite máximo para o quadro de pessoal, as chances de um novo concurso poderiam até existir, porém, é necessário resolver pendências decorrentes do concurso público anterior.


O Ministério Público do Trabalho - DF anunciou no final de janeiro de 2016 que entrou com processo contra a Caixa, devido à falta de nomeação dos aprovados no concurso de 2014. Assim, foi requerida liminarmente a prorrogação indefinida do prazo de validade do certame até o trânsito em julgado (quando não cabe mais recurso) da ação. Lembramos que esse concurso expira em junho de 2016. 
 
A outra novidade decorrente da ação é que pede-se a proibição de novas seleções exclusivas para formar cadastro de reserva e com número irrisório de vagas. Em caso de condenação, o banco terá 90 dias para apresentar um dimensionamento real do quadro de vagas efetivas disponíveis e começar a convocar os aprovados que aguardam em cadastro reserva. Veja detalhes sobre este processo aqui.


Em 2014, mais de 30 mil candidatos foram habilitados  para o cargo de Técnico Bancário. Destes, apenas dois mil foram nomeados, enquanto que demais aguardam a convocação e questionam a falta de reposição de empregados, principalmente em razão do Plano de Aposentadoria Anual do banco.

Para o procurador, não faz sentido a Caixa argumentar que as convocações estão paradas por necessidade de autorização do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest). “Uma autorização administrativa não se sobrepõe à lei ou aos princípios constitucionais aplicáveis à administração pública”, explica.
A Caixa até aqui tem realizado concurso apenas para cadastro de reserva (prática já abandonada pelo Banco do Brasil, por exemplo), geralmente faltando poucos meses para o término da validade do anterior. Mesmo se a vigência do certame de 2014 expirar mesmo em junho, com a grande quantidade de aprovados não convocados, um concurso para este ano parece inviável.
O salário para o principal cargo da Caixa - Técnico Bancário - que exige nível médio, é de R$ 2.932,32, incluídos os benefícios iniciais. Especialistas advertem que os candidatos interessados devem manter vivo o projeto de se preparar com bastante antecedência, principalmente quando não há indicativo oficial algum de publicação de edital.


Nos anos de 2012 e 2014 milhões de concurseiros se inscreveram para os dois últimos concursos públicos da Caixa Econômica Federal. A oportunidade de 2012 foi exclusivamente voltada para a formação de cadastro reserva no cargo de Técnico Bancário Novo ou Escriturário (nível médio) e outros cargos de nível superior. Já o certame de 2014, sob a responsabilidade do CESPE/UnB, abriu cadastro para Técnico Bancário Novo, Engenheiro (áreas Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário